Como evitar problemas de atendimentos com o morador

Como evitar problemas de atendimentos com o morador

Como evitar problemas de atendimentos com o morador

Não é de hoje que ouvimos sobre a importância do Atendimento, mas nunca foi tão necessário prestar um atendimento de qualidade, ainda mais quando vemos um mundo modificado, com pessoas trabalhando de casa e conflitos prontos para explodir.

Um bom atendimento, faz sim, toda a diferença e vários problemas no condomínio poderiam e podem ser evitados por meio dele.

Talvez, você tenha perdido muitas oportunidades de diminuir uma reclamação ou de evitar que ela chegue até você por 2 motivos: Não gerenciou os atendimentos recebidos, tomando providências rápidas e dando o feedback para o morador; ou não criou uma boa comunicação com todos explanando sobre as atitudes adotadas para o reclamante e para os demais moradores.

Diante disso, trouxemos algumas dicas para que você tenha uma ótima experiência com seu morador e seu condomínio através de um bom atendimento.

Fale a língua do morador

Esse ponto é muito importante, sendo um dos fatores que fazem com que o morador fique insatisfeito com seu atendimento, pois se ele não entender o que você está falando, com certeza, a insatisfação será manifestada.

Mas, como isso acontece? Muitas vezes, usamos palavras difíceis ou termos técnicos que apenas dificultam as coisas, por isso:

  • Seja claro e objetivo no atendimento, evite gerúndios e gírias;
  • Não use termos técnicos para explicar algum problema;
  • Cuidado com a gramática, acentos e vírgulas, pois problemas no português além de passar uma imagem ruim, pode também fazer com que o entendimento não fique claro;
  • Entenda que cada morador é único e merece um tratamento personalizado.

Resolva o problema

Tudo o que o morador mais quer é que você resolva o problema para ele. Priorize a resolução deste problema e passe segurança a ele de que será resolvido, seja com um esclarecimento ou com uma atitude mais enérgica com um terceiro, envolvido na situação. Quem nunca recebeu uma reclamação do Cachorro, da Criança, do Carro e porquê não do Convívio no Condomínio.

Aproveite esta oportunidade com este atendimento e reverta uma situação difícil com uma resolução ágil do problema.

Porém, há momentos em que não é possível resolver o problema imediatamente. Nestes casos, seja honesto e deixe o morador ciente acerca do andamento da resolução. Por maior que seja o problema, o acompanhamento com as informações corretas o deixará mais tranquilo.

Tenha empatia

Empatia significa a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja, de sentir a dor dela. Isto se torna essencial para um bom atendimento, ajudando com todas as demais boas práticas no atendimento.

Se o morador reclamar de um cachorro do vizinho que late insistentemente o dia todo enquanto trabalha home office, coloque-se no lugar dele e por alguns instantes imagine-se fazendo uma reunião com o barulho excessivo.

Colocar-se no lugar dele é perceber quais são as suas expectativas, suas reais necessidades, ajudando-o no que ele realmente precisa e não somente isto, pois o exercício da empatia te ajudará a lidar com diversos tipos de moradores, com personalidades diferentes, melhorando a experiência deles e evitando conflitos. Além claro, de deixar você mais preparado para as diversas situações que acontecem no dia a dia do condomínio.

Evite repetições

Já pensou, o morador, numa situação onde o nível de estresse por uma situação esteja altíssimo, você solicitar que ele repita novamente tudo que já foi relatado para outra pessoa? Caos instaurado.

Para evitar esta situação, tenha ferramentas oficiais de atendimento que sejam possíveis de serem consultadas por diversas pessoas na administradora, ou pelos conselheiro e pelo zelador.

Permita que as respostas estejam alinhadas e centralizadas neste canal de atendimentos possibilitando que, mesmo depois de muito tempo, essa experiência de atendimento seja consultada para auxiliar nos próximos atendimentos.

por Daniel Moraes
Diretor Comercial
[email protected]