11 4116.3571

Hoje em dia, um dos maiores desafios da nossa rotina atribulada é levar uma vida mais saudável. Entretanto, pelo rápido consumo e fácil acesso, muitos recorrem aos famosos fast foods para se alimentarem em dias mais corridos.

        Mas e se os orgânicos estivessem mais próximos, dentro do próprio condomínio?

As hortas comunitárias são uma ótima solução para esse problema. Cada vez mais implantadas, elas oferecem vegetais frescos aos condôminos e podem ser uma boa alternativa para quem quer ter certeza de que sua comida está totalmente livre de agrotóxicos e de substâncias prejudiciais à saúde. A popularidade de hortas comunitárias urbanas só cresce no Brasil e no mundo, e montar uma na área comum do condomínio é uma ótima opção para promover a agricultura orgânica, gerar alimentos saudáveis, contribuir para estética das áreas comuns, auxiliar na educação das crianças e ainda servir como atividade de lazer para os moradores 

Neste post, daremos algumas dicas sobre como implementar essa ideia e fazer uma horta comunitária! Confira.

 

APROVAÇÃO

O primeiro passo, antes de tudo, é espalhar a ideia e contar com a aprovação dos condôminos para desenvolvê-la. 

 

REGRAS

É necessário estabelecer um bom planejamento, com as escalas de rega da horta, horários e temporada de colheita, etc. 

Lembre-se: o sentido da horta é ser comunitária; deixe-a livre caso alguém precise de algum dos vegetais.

 

MANUTENÇÃO DA HORTA

É legal criar um calendário e inserir diferentes condôminos que queiram ajudar, para que todos se sintam integrados no processo.

 

HORA DA COLHEITA!

Vegetais prontos para colheita?! Chame todo mundo para participar!

Fonte: https://www.ecycle.com.br

 

A  ideia de implementar uma horta comunitária no condomínio, surgiu a partir de uma  floreira em desuso A partir disso,  colocamos em prática a ideia de implementar uma horta para o uso irrestrito dos moradores. Essa proposta  foi muito bem aceita pelos moradores e hoje colaboram inclusive com mudas para sua beleza e manutenção.

Na minha visão isso ajudou muito a aproximar os moradores do condomínio e a participação com idéias para fazer mais atos que venham beneficiar a todos. Hoje já introduzimos uma feira no condomínio e a festa junina.

Marcelo Vianna

Síndico Profissional, Residencial MOB

                                    

                                  Fique por dentro dos recursos ConectCon!