11 4116.3571

A manutenção predial pode se tornar uma grande responsabilidade para quem estiver à frente da administração do local ou da gestão de recursos humanos de uma empresa.

 

A NBR 5674da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) define manutenção como sendo “o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários”.

 
Existem três tipos de manutenção realizada em prédios:

 

  • manutenção preventiva é realizada antes da necessidade de reparos. Ela está relacionada à elaboração de atividades que ajudem a conservar a funcionalidade do edifício.

 

  • A manutenção corretiva está relacionada à correção de erros e desgastes nas máquinas, nas instalações e nos equipamentos. Trata-se de uma manutenção que reage a uma situação problemática e, por esse motivo, tem um custo mais alto.

 

  • Já a manutenção preditiva apresenta características dos dois tipos anteriores. Ela começa em uma situação de correção e passa a avaliar regularmente os equipamentos e as instalações a fim de garantir sua funcionalidade. Trata-se de um tipo de manutenção predial de custo baixo e traz menos trabalho que a corretiva.

 

Já conhece o módulo “Manutenção” do sistema ConectCon?

 

Para realizar o cadastro de itens, acesso o portal, clique na opção de menu “Manutenção Predial”, clique na opção “Registrar preventiva/corretiva”, preencha as informações, depois no botão “Atualizar”.

 

Fique por dentro dos recursos ConectCon!