11 4116.3571

A necessidade de aderir a novas práticas sustentáveis já é uma realidade no mundo inteiro. Como não podia ser diferente, nos condomínios, o assunto é recorrente e a busca por ideias para aplicar aumenta a cada dia.

 

Coleta seletiva e reciclagem

 

O primeiro passo da reciclagem é a coleta seletiva feita pelos moradores com organização e supervisão do síndico. Mas para isso, o condomínio pode realizar palestras educativas para ensinar os passos importantes como a separação de cada tipo de material, a lavagem das embalagens e o depósito do lixo nos recipientes corretos.

Coletores de lixo reciclável devem ser providenciados pelo condomínio para receber todo o material. Após este processo, chega a hora de fazer a reciclagem. A reutilização dos recursos para a concepção de novos objetos traz benefícios econômicos e sustentáveis e contribuir com o meio ambiente.

 

Descarte do óleo de cozinha

 

O óleo é um material problemático para o meio ambiente. Quando despejado nos rios, apenas 1 litro da substância é capaz de contaminar até 1 milhão de litros de água. Um prejuízo incalculável para a vida no planeta. A situação fica ainda pior quando o descarte indevido é feito nos condomínios. Isso porque, além de contribuir com a poluição, pode causar entupimentos e degradação da tubulação do prédio.

Mas o combate ao descarte incorreto de óleo pode ser feito de maneira simples. Antes de mais nada, instrua e reforce aos moradores a necessidade de fazer o descarte consciente.

Solução 

Para isso, você pode realizar reuniões e palestras educativas. Outra opção viável é elaborar materiais educativos e distribuir aos condôminos para reafirmar a importância do assunto, instrua os moradores a armazenar o óleo frio em garrafas pet e designe um local para guardar o material no condomínio.

Depois disso, é só procurar empresas especializadas que fazem o tratamento e a reciclagem para transformá-lo em tintas, verniz e até mesmo ração para animais.

A iniciativa ajuda o meio ambiente, combate os prejuízos nas instalações do condomínio e ainda mostra aos moradores e à comunidade a preocupação com o planeta.

 

Lâmpadas de LED

 

A instalação de lâmpadas de LED traz economia ao condomínio de até 75%. É uma prática sustentável que tem sido adotada por todo o mundo.

Além de poupar o consumo energético e reduzir os custos, elas ajudam na melhoria do ambiente, já que não esquentam e deixam o lugar agradável.

Outro ponto positivo é a vida útil destes modelos que diminuem a necessidade de manutenção. Portanto, se você ainda não adotou esta prática, comece agora.

Fonte: https://multservis.com.br/5-dicas-de-sustentabilidade-no-condominio/, acesso 21/03.

 

E no seu condomínio, você tem um meio de comunicação para  interagir com os vizinhos ou corpo diretivo?