11 4116.3571

A taxa condominial é um dever permanente para quem mora em condomínio, e algumas vezes pode vir a ser uma incomodação para as finanças de muitos, quando o valor é considerado alto e chega a realmente atrapalhar economicamente os moradores.


Reduzir Pessoal

Resultado de imagem para funcionarios

A folha de pagamento de funcionários é uma das maiores despesas de condomínios, com isso é preciso evitar horas extra, aderir a empresas terceirizadas, ou enxugar o quadro de pessoal são meios para economizar nesse sentido. O importante é analisar quais as atividades essenciais e o que pode abrir mão ou gerenciar de forma alternativa.


2. Evitar Desperdício de Água

Imagem relacionada

Conscientizar os moradores do uso de água pode fazer com que o condomínio possa ter uma taxa condominial mais barata. Se cada um usar água evitando o excesso pode diminuir muito as despesas, e se mostrar o lado econômico dessas atitudes, pode haver uma aceitação muito positiva, além dos benefícios ao meio ambiente.


3. Prevenir Vazamentos, etc.

Resultado de imagem para desperdicio de agua

Para evitar gastos maiores com consertos, é ideal que se tenha manutenções preventivas e vistorias dos sistemas hidráulicos e de gás, pois caso um problemas seja identificado logo, o reparo não demandará tanto dinheiro do condomínio, mas se já em estado crítico, pode prejudicar todos com um valor alto da taxa.


4. Diminuir Inadimplência

Resultado de imagem para inadimplencia

Muito do valor da taxa de condomínio considera a inadimplência média para que as despesas possam ser pagas mesmo que alguns moradores não paguem em dia a taxa condominial. É recomendável que se tenha uma comunicação eficaz nesse sentido, já conscientizando regularmente sobre o pagamento e alertando constantemente os moradores, e de forma próxima e amistosa, sem comprometer o relacionamento harmonioso.


5. Aderir à tecnologias

Resultado de imagem para tecnologias

Com o uso crescente de computadores e Smartphones é possível aderir ao uso da tecnologia para reduzir gastos. Utilizando softwares de gestão de condomínio, por exemplo, se reduz gastos com folhas e impressões de comunicados, optando por notificações online. Além disso, condomínios que usam cadastros de visitantes, lista de convidados para o salão de festas  também poderão unificar, não gastando nesse sentido.

Fonte: https://blog.townsq.com.br/taxa-condominial/ , acesso 15/02/2019.


E no seu condomínio,  existe um meio onde os locatários e proprietários tenha acesso aos documentos?