Loading...

O papel da Auditoria em Condomínios

Postado em 4 setembro

Não é incomum o Síndico colocar as pastas diante dos moradores e pedir a aprovação.

Veja neste artigo como a auditoria é importante para condomínios clubes.

 

Auditoria não é sinônimo de desconfiança, pelo menos não deveria ser. Mas em se tratando da Governança de Condomínios, quando moradores ou o Conselho levantam a questão sobre a contratação do serviço de Auditoria é porque, geralmente, há fortes indícios de problemas na prestação de contas do Síndico. Mas não deveria ser assim, a Auditoria pode ser uma ferramenta importante para o Síndico que deseja fazer uma gestão transparente.

Em grandes e médias empresas é comum a contratação de Auditorias para verificação de seus Demonstrativos Contábeis/Financeiros o que contribui para o fortalecimento da transparência, junto ao mercado e outras partes interessadas, dos resultados da empresa (dependendo da Regulamentação em que a empresa está subordinada, a contratação é obrigatória).Mas será que é exagero um condomínio ter o acompanhamento mensal de um Auditor Externo? Não é! Há condomínios que arrecadam mais do que muitas empresas, aliás, um condomínio é uma empresa, possui CNPJ, funcionários, contrata serviços, e outras operações características de uma empresa.

Somente na cidade de São Paulo, a arrecadação de condomínios supera, segundo estimativas, R$ 10 bilhões (maior que o PIB de cidades como Bauru, Mauá, Americana) e empregam mais de 140 mil funcionários, além, de ser clientes de milhares de empresas que tem como foco prestar serviços para condomínios. Diante desse cenário colossal, o que ainda se verifica é que os moradores de condomínios não tem como prioridade construir uma Governança consistente e transparente no condomínio, em diversas matérias que você pode pesquisar na internet a preocupação geral sempre é cano, crianças, cachorro, barulho, etc., e não é porque não há problemas na Governança do Condomínio (gestão financeira, prestação de contas, gestão do síndico, atuação do conselho, corrupção.

Conforme o artigo 1348, inciso VIII, do Código Civil, o Síndico é obrigado a prestar contas aos moradores na Assembleia Geral Ordinária (anualmente) ou quando exigido. Nessa Assembleia o Síndico solicita a aprovação das contas, mas se o morador nunca acompanhou os gastos do condomínio, como ele pode de forma consciente aprovar algo que nunca viu? Não é incomum o Síndico colocar as pastas diante dos moradores e pedir a aprovação. Uma forma que contribui para a transparência e a segurança na prestação de contas é através da Auditoria Preventiva Mensal, ou seja, mensalmente é realizada a Auditoria com emissão de parecer sobre as contas do condomínio para conhecimento dos moradores. Isso é uma forma de institucionalizar no Condomínio essa figura importante para transparência e segurança na prestação de contas.

Veja no vídeo como a corrupção pode afetar um condomínio: Corrupção em Condomínios

Fonte: www.mb7condominios.com, acesso em 31/10/2017


No seu condomínio, o AUDITOR tem acesso aos cadastros atualizados dos moradores?

CONHEÇA O CONECTCON SOCIAL
Comercial
(11) 4116-3571
Escritório
Rua Apinajes, 692 - Perdizes CEP: 05017-000
São Paulo, SP, BRASIL
Subir a Página
 Anterior  Todos Próximo